segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS!!!!




São os votos do
ROTARY CLUB DE PELOTAS CENTENÁRIO a todos os Companheiros e amigos
.


Dezembro de 2009.
RC Pelotas Centenário
BlogNews

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PARABÉNS PRA VOCÊ... PARABÉNS PRA VOCÊ... PARABÉNS PRA VOCÊ....

Nossa ESTIMADA e MUITO QUERIDA PRESIDENTE JACQUELINE... receba os nossos PARABÉNS!!!!!!!
SÃO OS VOTOS DE TODOS OS COMPANHEIROS DO ROTARY CLUB DE PELOTAS CENTENÁRIO!!!!







terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PARTICIPE DA CAMPANHA::: SE CUIDAR ESTÁ NA MODA!!!







Você sabia???
Campanha de Prevenção contra o Câncer do Colo do Útero


PREVINA-SE. A CADA 2 MINUTOS, UMA MULHER MORRE DE CÂNCER DO ÚTERO NO MUNDO.
O universo feminino é delicado e protetor.

Mães se preocupam com a saúde de toda família, principalmente com a da filha. Mulheres modernas se previnem de doenças, são conscientes da importância do uso da camisinha, fazem exames periódicos e sabem que o melhor aliado na prevenção do câncer do colo do útero é a VACINAÇÃO.

Você está convidada a participar da CAMPANHA que vai ajudar mais mulheres a saberem disso. Cadastre-se e participe. Se cuidar está na moda!

Leia mais sobre essa matéria no site: Evite o Câncer

Cadastro de Adesão

VOCÊ SABIA??? Atendimento sobre violência contra a mulher aumenta 25%






Ligue 180 registrou, de janeiro a outubro deste ano, 269.258 atendimentos – um aumento de 24,64% em relação ao mesmo período de 2008.

Um serviço implantado em 2006 pela SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), o Ligue 180 é uma central de atendimento telefônico que funciona ininterruptamente. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer local do país.

Segundo relatório divulgado pela SPM em 25 de novembro, a maioria das mulheres que ligaram para o 180 entre 2007 e 2009 é negra (43,3%), tem entre 20 e 40 anos (56%), está casada ou vive em união estável (52%) e possui nível médio de escolaridade (25%).

Parte significativa do total de atendimentos (57,7%) refere-se a solicitação de informações, isto é, 155.340 atendimentos de janeiro a outubro de 2009, contra 110.260 de janeiro a outubro de 2008. O crescimento corresponde, de um ano para o outro, a 40,89%.

No Ligue 180, a maior parte das solicitações de informação refere-se à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) – 127.461, isto é, 82,5%. De 2008 para 2009 o crescimento é de 37,59%.

Segundo a pesquisa, dos 86.844 casos de violência registrados pelo serviço entre 2007 e 2009: 53.120 foram de violência física; 23.878 de violência psicológica; 6.525 de violência moral; 1.645 de violência sexual; 1.226 de violência patrimonial; 389 de cárcere privado; e 61 de tráfico de mulheres.

Do total de denúncias, 93% foram feitas pelas próprias mulheres agredidas, sendo que a maioria dos casos relatados
(78%) é de crime de lesão corporal leve e ameaça. A metade dos agressores são os próprios cônjuges, dos quais 39% não fazem uso de substâncias entorpecentes ou álcool e 33% vivem com a vítima há mais de dez anos.

Das mulheres que recorreram ao serviço, 69% declararam sofrer agressões diariamente e 34% afirmaram sentir-se sob risco de morte.
Leia mais :: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br

Fonte: Ministério da Saúde.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FIQUE POR DENTRO::: DIA 5 DE DEZEMBRO - XI CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE




A Sociedade Brasileira de Dermatologia realizará no dia 05 de dezembro de 2009, a décima primeira edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP).
Cerca de três mil profissionais de saúde cadastrados pela SBD participarão gratuitamente do atendimento e tratamento dos casos de câncer detectados.
A CNPCP faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 1999. Este programa também promove campanhas informativas para médicos de atenção primária, discute junto a órgãos oficiais sobre a regulamentação do bronzeamento artificial, além de outras ações.
A prevenção do câncer da pele inclui ações de prevenção primária, como proteção à radiação ultravioleta que são de baixo custo e efetivas. Além disso, o auto-exame contribui para um diagnóstico precoce. Caso a pessoa note o surgimento de um sinal novo, mudança de um sinal antigo, feridas que sangram facilmente ou não cicatrizam, ela deve procurar o dermatologista. Outra estratégia, internacionalmente aceita, é a educação em saúde, tanto dos profissionais médicos quanto da população em geral, alertando-os para o reconhecimento precoce do câncer da pele.
Segundo a Coordenadora da Campanha em Pelotas, Dra. Maria Gertrude Neugebauer (Clínica Athos), todas as atividades ocorrerão amanhã, das 8h às 16h, nas dependências do Centro de Especialidades, localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 1428, esquina com a Rua Santos Dumont, Centro. Tel 3222 1426.
Outras leituras a respeito do Câncer de Pele:
5. A respeito do Bronzeamento artificial

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VOCÊ SABIA? PELOTAS APROVA LEI ANTITABAGISMO.

Lei 5.636/2009 - Antitabagismo em lugares fechados em Pelotas é realidade.

A Câmara de Vereadores de Pelotas - RS promulga a Lei 5.636/2009 que proíbe o consumo de cigarros e assemelhados em ambientes coletivos públicos e privados. A lei passa a vigorar a partir de 26 de novembro de 2009.

Campanha do Ministério da Saúde:


Não é o suficiente?


Campanha em São Paulo. Lá, a lei é estadual!


Campanha australiana:


No entanto, a dicesão de continuar e unicamente SUA!

Colaboração para esta mensagem da CR Maria Alice Dode - RC Pelotas Centenário

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids





















Mais da metade dos soropositivos que vivem no Brasil não trabalha
A pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde indica que 58% das pessoas que vivem com aids no Brasil não trabalham. Entre as mulheres, o índice chega a 62% e entre os homens, a 55%. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pelo estudo, também revelam que mais de 20% dos 1.260 pacientes ouvidos perderam o emprego após o diagnóstico da doença.
Os homens citaram a aposentadoria por doença (31,3%), a incapacidade para o trabalho (14,7%) e o recebimento de auxílio-doença (24,6%) como os principais motivos para não estarem trabalhando.
No grupo das mulheres soropositivas, 28% são donas de casa, 15,4% foram aposentadas por causa da aids, 11% relataram incapacidade para o trabalho e 15,4% recebem auxílio-doença.
Os pesquisadores analisaram ainda os principais fatores associados à autoavaliação do estado de saúde dos pacientes como excelente ou boa. Fatores sociais como escolaridade e renda tiveram impacto positivo.
De acordo com o estudo, soropositivos com pelo menos o ensino fundamental completo têm 70% mais chances de fazer uma boa avaliação de sua saúde do que aqueles com ensino fundamental incompleto. Quem pertence às classes sociais A e B apresentam duas vezes mais chances de ter boa avaliação do que os das classes D ou E.
Já o fato de estar aposentado por causa da aids, incapacitado para o trabalho ou receber auxílio-doença diminui em 55% as chances de uma boa autoavaliação do estado de saúde.
AGÊNCIA BRASIL

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o Estado Rio Grande do Sul ocupa a 1ª posição de incidência no período de 2002 a 2007. No Estado do RS, Pelotas aparece em 12ª posição. Na lista geral do MS, com 100 municípios brasileiros, Pelotas está na 16ª posição. Nessa mesma lista, o RS aparece com 21 munícpios, sendo Porto Alegre a primeira da lista.
Fonte: http://www.aids.gov.br/